quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Diferença entre Esquerda e Direta

Onde surgiram esses termos e o que representam na política


A Direita e a Esquerda, termos que são utilizados na política para a classificação ideológica, surgiram durante a Revolução Francesa, no século XVIII. Na época, a França passava por uma grande crise política, econômica, e social com falta de planejamento e recursos. Para tentar salvar o país da falência, os membros da Assembleia Nacional se dividiram em dois grupos antagônicos: à esquerda ficaram os líderes da revolução que queriam mudanças no governo, e à direita ficaram os grupos mais conservadores que eram contrários as reformas. Assim surgiu os termos Esquerda e Direita que são utilizados até hoje na política.

A esquerda tem características na igualdade entre pessoas, no protecionismo, e numa economia planificada. Já a direita tem a essência ligada ao conservadorismo, na economia de livre comércio e incentivo à iniciativa privada.

No Brasil, os termos são cada vez menos utilizados para identificar partidos políticos. Nos últimos tempos, os partidos perderam suas ideologias e hoje apostam apenas em propostas e ideias muitos parecidas que agradam a maioria da população, e que nem sempre são as melhores decisões. Porém, existem ainda políticos e partidos que mantêm ideologias bem definidas, como é o caso dos deputados federais do Rio de Janeiro, Jean Wyllys - PSOL -(esquerda) e Jair Bolsonaro - PP (direita).

Abaixo, disponibilizamos dois testes que irão identificar sua ideologia na política:

Veja: http://veja.abril.com.br/eleicoes/politicometro/
Folha de São Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2013/10/78574-qual-e-a-sua-ideologia.shtml

#IanSoprana

Nenhum comentário:

Postar um comentário