quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Brasil reelege Dilma Rousseff

Pedro Ladeira/Folhapress

Dilma teve 51,64 % dos votos e Aécio Neves, 48,36%. Disputa presidencial é a mais acirrada desde 1989


A primeira mulher Presidente da história do Brasil, Dilma Vana Rousseff (PT), de 66 anos, foi reeleita em segundo turno, neste domingo (26), Presidente da República do Brasil pelos próximos 4 anos. Dilma desbancou na disputa apertada o senador mineiro Aécio Neves (PSDB).

Com 100% das urnas apuradas, a vitoriosa Dilma Rousseff teve 51,64% dos votos válidos e Aécio Neves, 49,36%. No primeiro turno, Dilma teve 41,5% dos votos e Aécio, 33,5%. O resultado das urnas no último domingo (26) apresenta a menor diferença de votos em um segundo turno desde a volta da redemocratização.

Após ser reeleita, Dilma agradeceu os votos recebidos e pediu a união do povo brasileiro, em um hotel de Brasília, onde eram realizadas as comemorações dos partidos da coligação e da militância pela vitória nas urnas.

- Conclamo, sem exceção, a todas as brasileiras e brasileiros para nos unirmos em favor do futuro de nossa pátria. Não acredito que essas eleições tenham dividido o país ao meio. Creio que elas mobilizaram ideias e emoções às vezes contraditórias, mas movidas por um sentimento comum: a busca por um futuro melhor.- afirmou

Ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma encerrou o discurso dizendo que “não fugirá da luta”.

-Vamos dar as mãos e avançar nessa caminha que vai nos ajudar a construir o presente e o futuro. Brasil, mais uma vez, essa filha tua não fugirá da luta. Viva o Brasil, viva o povo brasileiro- finalizou

Em Santa Catarina, Aécio Neves (PSDB) teve uma expressiva votação. O tucano conseguiu 64,69% dos votos válidos, e Dilma Rousseff, 35,41%. Em Tubarão, no Sul do Estado, Aécio somou 64,04% dos votos, e Dilma, 35,96%.

Nas eleições de 1989, Fernando Collor de Mello (PRN) venceu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 53,03% contra 46,97% do petista. Até então essa eleição de 1989 tinha sido a mais acirrada da era democrática. Agora, a eleição de 2014 entra para a história com mais equilibrada e disputada dos últimos anos.

Com a vitória de Dilma, o Partido dos Trabalhadores (PT) continuará no governo federal até 2018, quando completa 16 anos de hegemonia. Nenhum partido ficou tanto tempo no poder como agora.

Presidente: Dilma Vana Rousseff, do PT

Vice presidente: Michel Temer, do PMDB

Partidos da coligação: PT / PMDB / PSD / PP / PR / PROS / PDT / PC do B / PRB


Com informações IG, G1, e Uol

#IanSoprana

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário