quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Aeroporto de Jaguaruna: mais de uma década de promessas

O mês de Janeiro de 2015 ficará marcado na história da região sul de Santa Catarina. O primeiro voo comercial operado pelo Aeroporto Regional de Jaguaruna está previsto para o primeiro mês do próximo ano. Porém, até a conquista do início das operações, mais de 10 anos foram necessários. A burocracia e a falta de interesse político foram determinantes para o atraso da inauguração do local, que leva o nome de Humberto Ghizzo Bortoluzzi.

O Aeroporto Regional Sul começou ser construído em junho de 2002. O investimento total foi de R$ 60 milhões. Com pista de 2.500m de comprimento por 30m de largura, figura como uma das maiores pistas dos aeroportos brasileiros e a maior do sul do país.

Em 2006, o então governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), fez a primeiro, de uma série de atos de inaugurações do aeroporto. Na ocasião, o atual Senador anunciou projetos para obras complementares, como a pavimentação do acesso, desde a BR 101.

Em 2010, o governador da época, Leonel Pavan (PSDB), esteve em Jaguaruna para a inauguração do terminal de passageiros. Na época, o futuro Deputado Estadual – assume em Fevereiro – comentou sobre a agilidade em terminar as obras para receber voos comerciais.

Em 2014, finalmente, depois de todas as obras prontas, o governador Raimundo Colombo (PSD) inaugurou de vez o Aeroporto. A grande conquista foi a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para operar voos comerciais. Na ocasião se criou uma enorme expectativa para o início de voos comerciais. Porém uma semana depois, a notícia recebida pelos que aguardavam o início das operações, não foi boa.

Uma semana após o evento que reuniu uma imensidão de lideranças políticas, o governador afirmou que os voos viriam só após a Copa do Mundo. E hoje nós percebemos que o otimismo dele foi bastante grande.

Finalmente em setembro, o protocolo de intenções com a empresa aérea TAM foi assinado. Assim ficou conhecida a data do primeiro voo comercial. Depois de cansativos anos e inúmeras datas, a região, enfim, respirou aliviada. Muito por conta da palavra da TAM.

Dito isso, percebe-se o marasmo que se enfrenta, quando se quer realizar uma grande obra. Diversos governadores, muitos deputados, inúmeros prefeitos e incontáveis empresários estipularam datas e trabalharam para a inauguração final do empreendimento. O desenvolvimento da região sul ganhará com o início dos voos diários com destino a São Paulo. Porém, o prejuízo da região é incontável, por causa da demora no término das obras.

Enfim, o blog aguarda ansioso o mês de Janeiro, torcendo para que a novela – mexicana – termine.

#MatheusAguiar #IanSoprana #GuilhermeGuimarães

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário