quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Aécio vence na maioria dos estados do Sul e Sudeste e Dilma no Nordeste com grandes diferenças. Por quê?



Resultados das eleições deixam reflexões sobre diferenças de votos em regiões do país


Com o fim das eleições presidenciais e a vitória apertada da reeleita presidente Dilma Rousseff (PT), o eleitor brasileiro discute agora a diferença e disparidade de votos que cada candidato recebeu em regiões e estados do Brasil.

Nas regiões Sudeste e Norte, Dilma Rousseff e Aécio Neves ficaram praticamente empatados com uma pequena diferença de 6% dos votos válidos. Já nas regiões Sul, Centro-oeste e Nordeste um candidato teve uma ótima votação e consequentemente o outro teve um menor sufrágio.

Essa diferença de votos entre os candidatos, principalmente na região Nordeste, onde Dilma teve mais de 70 % dos votos válidos e no Sul onde Aécio teve quase 60 % dos votos, deixam várias reflexões e análises que podem ser feitas sobre o resultado final dessas eleições.

Não se pode afirmar apenas um fator que levou a essa diferença de votos em regiões, e sim algumas. No entanto a principal delas é simples: para os eleitores do Nordeste, as ações feitas pelo governo Dilma nas regiões foram boas, como os programas sociais Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, entre outros. Esses programas trouxeram qualidade de vida e mais oportunidades para a população que vive nesses estados. Já nos centros que compõem o Sul do país esse tipo de política adotada pelo governo Dilma não satisfaz a maioria da população. Os estados do Sul são mais desenvolvidos na economia e socialmente e por isso necessitam de outros tipos de políticas.

Outra questão que pode ter influenciado na hora do voto é as mentiras que foram espalhadas nessas eleições principalmente através das redes sociais. Muitos usuários afirmavam que caso o candidato do PSDB, Aécio Neves, vencesse as eleições ele acabaria com os programas sociais e que privatizaria a Petrobras. Muita gente acreditou, e acabou votando na presidente Dilma Rousseff.

As manifestações de junho de 2013 também explicam essa diferença de votos. De lá pra cá, um sentimento de mudanças nos caminhos do Brasil tomou conta da população principalmente nas regiões do Sudeste e Sul, que foram os estados onde registram as principais passeatas e manifestações. E o candidato Aécio representava essa mudança, por isso a expressiva votação nesses estados.

As eleições já terminaram e Dilma foi a vitoriosa. O momento agora é torcer para que ela faça um bom governo e coloque o Brasil novamente no caminho do crescimento, além de unir o povo brasileiro.

Abaixo o resultado completo das eleições por regiões:

Nordeste
Dilma Rousseff (PT) – 70,8%
Aécio Neves (PSDB) – 29,2%

Sudeste
Dilma Rousseff (PT) – 47,3%
Aécio Neves (PSDB) – 52,7%

Centro-Oeste
Dilma Rousseff (PT) – 42,5%
Aécio Neves (PSDB) – 57,5%

Norte
Dilma Rousseff (PT) – 52,3%
Aécio Neves (PSDB) – 47,7%

Sul
Dilma Rousseff (PT) – 40,3%
Aécio Neves (PSDB) – 59,7%

Em vermelho os estados onde Dilma Rousseff (PT) venceu, e azul os estados que deram a vitória a Aécio Neves (PSDB).


O blog questionou e quis saber o que pesam os acadêmicos de alguns cursos da Unisul-Tubarão sobre o assunto. Confira a opinião de cada estudante!




#GuilhermeGuimarães #IanSoprana #MatheusAguiar


Um comentário:

  1. Oi meninos, o blog de vocês está bem legal.
    As opiniões nos vídeos ficaram bem interessantes.
    Aguardamos vocês lá no nosso maiordedezoitoblog.blogspot.com
    Beijocas


    /Carol

    ResponderExcluir